segunda-feira, 20 de junho de 2011

Resumo de espanhol

Resumo de espanhol

Matéria

Texto
Vocabulário
Pronomes complementares

Texto

Galera, vocês já devem estar acostumados, toda prova de espanhol tem texto e interpretação de texto, e só se eu fosse uma vidente eu poderia descobrir qual texto vai cair nem o que ele vai perguntar


Pronomes complementares

Yo
Me
Tu
Te
Él/Ella/Usted
Lo/La/Le/Se
Nosotros/as
Nos
Vosotros/as
Os
Ello/Ellas/Ustedes
Los/Las/Les/Se


Decorem essa tabela gente, super importante

Toda frase por mais quilométrica que seja pode ser reduzida a 4 palavras

         1                    2                   3                   4
--------------     -------------    ------------     -------------
Sujeito              Persona         Cosa              Verbo
                          Quién?           Qué?

Yo abro La puerta

Yo     -      La     Abro
----    ----  -----  --------

Yo compre um libro para mi: Yo me lo compré
                                          Ti:  Yo te lo compré
                        El/Ella/Usted:  Yo se lo compré
                          Nosotros/as:  Yo nos lo compré
                          Vosotros/as:   Yo os lo compré
              Ellos/Ellas/Ustedes:   Yo se lo compre

Usamos o se quando há repetição de lo/la/le

Yo, mi Hermano, mi padre, mi madre y mi abuela compramos los regalos, ropas, e zapatos para los niños, niñas, chicos e chicas de nuestra casa

Nos Se Los compramos

Galera o negócio ficou meio desregulado por causa do layout do blog
mas se colarem no word vai ficar certo tá?

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Resumo de Inglês

Resumo de inglês

1ª prova 2° trimestre

Matéria: - IF
                - Infinitive pronouns
                - Should

IF

Fórmula:

IF + sujeito + verbo no presente + sentença + sujeito + Will + verbo no infinitivo + sentença

Ex: IF it rains, I Will not go to the mall

OBS: A 1ª frase onde o IF aparece o verbo principal estará sempre no presente (simple present) e a 2ª frase o Will (partícula do futuro) sempre aparecerá

O IF tem o significado de “SE”, condição

Se eu tiver dinheiro, irei viajar

Infinitive pronouns

Pronomes indefinidos

Eles são:

Some: Algum, alguma, um pouco de...
Somebody/someone: Alguém
Something: Alguma coisa

  • Usados em frases afirmativas. Em frases interrogativas que esperamos uma resposta afirmativa
  • Ex: He had some good grades
  •       There is something in my pocket
  •        It is cold today
  • Do you want to drink something hot?

Any: Algum, alguma, qualquer, nenhum
Anybody/ anyone: Alguém, ninguém
Anything:alguma coisa

Usados em frases interrogativas ou negativas. Em frases afirmativas com o significado de qualquer

Do you have any problem?
I didn’t see anyone
The rain Will fall at any moment

No: nenhum, nenhuma
None: nenhum, nenhuma
Nobody/no one: ninguém
Nothing: Nada

  • Usado em frases negativas (sem negação antecedente na mesma frase)

I had no energy
Nobody listens to me

Should/ Shouldn’t

Características: Verbo modal
                          Usado para todas as pessoas, faz a interrogativa e a negativa
                          Transforma o verbo que o segue
                           Sua tradução é deveria
                          Expressa obrigação ou conselho

Ex: You should study more
       They shouldn’t smoke so much
       She should correct all the exercices to study
       Should I stay or should I go?

domingo, 12 de junho de 2011

Resumo de Geografia

Resumo de Geografia

1° capitulo

A globalização e as desigualdades econômicas

Os países ricos deixam os países mais pobres dominados por políticas neoliberais (abertura de mercado ao capital, tecnologia, e principalmente empresas estrangeiras, privatizações, comercio com redução de impostos e etc.) A política neoliberal acaba atrapalhando alguns países que por não conseguirem competir num mercado globalizado, vêem suas empresas falindo e provocando desemprego.
            Dentro dessa estrutura, a DIT (Divisão Internacional do Trabalho) que caracteriza o que cada país produz fica marcada pela produção de alta tecnologia feita por países ricos, enquanto produtos de pouco valor agregado são produzidos por países subdesenvolvidos.
            Apesar de a globalização propor liberdade, abertura comercial entre os países, o que vemos é a formação de blocos econômicos, que unem países com interesses comuns, excluindo quem não participa do bloco, o bloco União Européia (UE) é o mais importante atualmente.

Atualmente há vários blocos econômicos

Ver mapa da pg 213 (me desculpem, não consegui achar um mapa tão bom na internet)
A forma de integração de cada país é diferente

Zona de livre comércio: os países associados reduzem as suas tarifas (impostos)

União aduaneira ou alfandegária: criam regras iguais para os participantes

Mercado comum: Livre circulação de pessoas, mercadorias etc. entre os membros do bloco

União econômica e monetária: circulação de moeda única para o bloco

A UE é um dos mais antigos blocos (15 anos) econômicos. Seu objetivo é influenciar a economia mundial. O bloco possui forte união (moeda única) e os integrantes tomam decisões em conjunto sobre: juros, inflação, problemas ambientais, entrada de imigrantes e etc.

A UE no cenário mundial

A UE possui PIB maior que o dos EUA; e atualmente exerce influencia em organismos internacionais.
Internamente reduziu os conflitos entre seus países; e acaba recebendo países ex-socialistas que se adaptam as regras do bloco (redução da inflação, do desemprego etc.)
Apesar do seu desenvolvimento, a UE enfrenta desafios como: reduzir/impedir a xenofobia; reduzir as taxas de desemprego que está aumentando; diminuir a desigualdade entre alguns países do grupo como a Alemanha e Grécia por exemplo.

Capitulo 2 – Os países em economia de transição

As economias em transição

São países que deixaram o socialismo na década de 90 e estão adotando o capitalismo (economia de mercado). A maioria deles estavam localizados na Europa (Leste/Oriental)

è    Socialismo

Surgiu em 1917 na Rússia (Revolução Russa) após a 2ª Guerra Mundial, vários países adotavam esse sistema
            Suas características principais são: Propriedade estatal dos meios de produção, ou seja, tudo pertence ao Estado/Governo, as terras, as indústrias e etc.; a economia planificada onde o governo decide o que? Como? E quanto? Produzir; e ausência de classes sociais, pois como o governo é “dono” de tudo não há Patrão/ “empregador” e empregados.
            Muitos países do Leste europeu que haviam adotado o socialismo deixaram esse sistema na década de 90.
            As idéias propostas pelo socialismo não foram aplicadas. O socialismo real que aconteceu e foi bem diferente do socialismo ideal que foi proposto
            Muitas pessoas, principalmente do governo tinham privilégios enquanto a população sofria com a falta de alimentos, produtos e etc.

Socialismo Real

80/90 – Fim do socialismo

Desigualdade = P. comunista, tinham privilégios, falta de liberdade, falta de produtos de tecnologia moderna, de consumo (Roupas, eletrodomésticos e comida), gastos com armamentos, controle de empresas por pequenos grupos e etc.

-Fim da URSS e praticamente todos os outros países deixam o socialismo.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

resumo de história

Resumo de História

1ª prova 2° trimestre

Matéria: Crise do capitalismo
               Regimes totalitários
               Revolução Russa

Crise do capitalismo e regimes totalitários

1-) Contexto histórico

Foi o período que ocorreu entre o fim as 1ª Guerra Mundial e o inicio da 2ª Guerra Mundial

2-) Crise de 1929

- Falta de Mão-de-obra
-Desemprego
-Falta de mercado consumidor
-Inflação
-Liberalismo econômico
-Aumento da produção industrial nos EUA
-Recuperação da economia européia

3-) Quebra  da bolsa de valores de Nova Iorque 1929

-Supervalorização das ações nos EUA
-Grande oferta de títulos
-24-10-1929: Quinta-feira negra => preço das ações despencaram
-Falência das empresas
-Desemprego
-Queda no consumo

4-) Recuperação dos EUA

-Eleição de Roosevelt
-Política New Deal
-Criação de empregos públicos
-Seguro Desemprego
-Limite da jornada de trabalho
-Queda nas importações

5-)Fascismo Italiano

-Crise econômica => desemprego, inflação
-1921, partido fascista => Violência, exaltação do líder, guerra, nacionalismo, mitologia

6-) Nazismo Alemão

-1919: líder: Adolf Hitler => Partido nazista
-1934: Hitler passou a governar a Alemanha, com a morte do presidente
-Principais idéias => culto ao líder, violência, guerra, nacionalismo e racismo
-Partido único, controle dos sindicatos
-Criação do GESTADO (Política restrita do estado alemão)
-Noite dos longos punhais: Massacre dos membros da A.S. pelos Membros da SS

Revolução Russa

1-) Conceito

Foi a implantação de um modelo político, ideológico e econômico, socialista na Rússia

2-) Rússia pré-Revolução

Política => Governo do Czar (autocrata)
                   Czar = autoridade divina


Sociedade

Topo da pirâmide: Czar e sua família
Meio da pirâmide: Burocracia
Base da pirâmide: povo: operários, camponeses e militares

Economia: agrária e industria atrasada

Religião: Cristã ortodoxa

3-) Fatores que deram inicio a revolução

-fome, miséria da população
-altos impostos
-luxo da aristocracia
-gastos com guerras
-ódio do povo em relação à Rasputin
-grandes diferenças étnicas
-guerra com os japoneses
-Tamanho do império russo =. Difícil administração

4-) Domingo sangrento

-Foi a manifestação do povo russo em frente ao palácio do czar
-Czar ordena a repressão violenta dos manifestantes = massacre do povo = Czar como um opressor

5-) Histórico

Czar ordena a criação da DUMA (assembléia legislativa, formada pelos trabalhadores)

Formação de 2 partidos: -Bolcheviques: favoráveis à revolução
                                       -Mencheviques: favoráveis á eleições

1917: Manifestações populares = pressão em czar para renuncia = governo repressão

Coração dos soviets => conselho formado por operários, camponeses e soldados (Povo)

Revolução de fevereiro => Tomada do poder pela burguesia (sem mudanças)

Revolução de outubro => Tomada do poder pelos bolcheviques (socialistas)

6-) Governo de Lênin

-baseado nas 3 teses, Paz, terra e pão reforma agrária
-melhores condições de vida
-estatização
-coletivização das terras
-nacionalização dos bancos
-Rússia sai da guerra

7-) Guerra Civil (1918 – 1919)

Causas: fome, miséria, desemprego, descontentamento das elites

Exército vermelho X Exercita Branco
            I                                  I
           V                                 V

Favoráveis á revolução/ Contrários a revolução

Vitória dos vermelhos

8-) Rússia pós-revolução

-Governo de Lênin
-Criação do NEP – planejamento econômico
-1922 – formações da URSS
-1924 – morte de Lênin
- Inicio da luta entre STALIN ( Revolução dentro e fora da Rússia ao mesmo tempo) e TROTSKI (Revolução antes na Rússia)
-Vitória de STALIN
-Governo de STALIN -> autoritário, coletivização das terras, criação do KGB

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Resumo de ciências

Resumo de ciências
1ª prova 2° trimestre
Matéria: Química
Capitulo 3 apostila do 1° trimestre
- Substâncias
-Misturas
-Separação (técnicas)
Química
Conceitos
Átomos: Partículas representantes dos elementos químicos que se unem obedecendo critérios variados para formar moléculas, e é geralmente representado por bolinhas
Moléculas: Menor representação possível de uma substância (matéria)
Exemplo:



Nesse caso vemos uma molécula composta, que possui 2 tipos de átomos, o de hidrogênio e o de oxigeno, existem também as moléculas simples que possuem somente um tipo de átomo, como o Ozônio (o3), que possui três moléculas de oxigênio.

Existem vários tipos de moléculas formadas pelos variados tipos de átomos, mas podemos classificá-las pelo número de átomos
Como o Hélio, gás hélio, aquele que deixa a voz fina sabe? Então, as moléculas de Hélio são formadas por só um átomo de Helio, chamadas de monoatômicas (com um átomo só)
Já as que possuem 2 átomos, como a molécula do gás de hidrogênio (H2) são chamadas de diatômicas
E as moléculas com 3 são chamadas de triatômicas e por aí vai.

Misturas: Junção de moléculas de substâncias diferentes

No primeiro cilindro vemos moléculas diatômicas, compostas por 1 só tipo de átomo, chamamos então essa substância de pura (pois só possui um tipo de molécula) e simples (pois só possui um tipo de átomo)
Já no segundo cilindro vemos moléculas triatômicas, compostas por dois tipos de átomos,  chamamos então essa substância de pura (pois só possui um tipo de molécula) e composta ( pois possui 2 ou mais tipos de átomo)

Já nesse outro cilindro vemos moléculas diatômicas e triatômicas juntas, compostas por somente um tipo de átomo, então chamamos essa mistura de mistura de substâncias simples

Já nesse aqui vemos moléculas monoatômicas, diatômicas e triatômicas juntas, compostas por 5 tipos de átomos diferentes, então chamamos essa mistura de mistura de substâncias simples e compostas

Aspecto macroscópico
Misturas são classificadas quanto ao seu aspecto visual. As que apresentam uma fase são denominadas homogêneas e as que apresentam duas ou mais fases heterogêneas.










Nesse copo tem água com açúcar, você consegue ver onde está o açúcar e onde está a água?
Não, isso significa que o que tem nesse copo é uma mistura homogênea
*misturas homogêneas liquidas também são chamadas de solução
Solução = Solvente + soluto
Solvente = quem dissolve
Soluto= quem é dissolvido Nesse caso Água = Solvente e Açúcar = Soluto 
E agora? Você vê onde está o óleo e onde está a água
Isso significa que essa é uma mistura heterogênea, que possui 2 fases (duas partes distintas e visíveis)
Separação de misturas
Processos para separar os componentes de uma mistura e utilizá-los puros, na natureza são poucas as substâncias encontradas puras então o homem teve de inventar processos para separar o que ele realmente queria do que era desnecessário


Processos:
1° Catação: Simples fato de separar, exemplo separar feijões, separamos os bons dos quebrados e das outras impurezas catando
2° Levigação: é um método de separação que utiliza a água, que leva o que é menos denso e deixa o que é mais denso, exemplo: ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.Usa-se uma rampa de madeira ou uma bacia em que se passa uma corrente de água que serve para separar essas substâncias

3°Filtração: é uma forma de separação que separa o que é liquido de qualquer sólido, utilizando algo permeável somente por liquido, ou qualquer impureza

4°Destilação: Quando separamos o que é sólido do que é liquido, através da evaporação do liquido, exemplo água salgada, aquecemos essa solução até o ponto de ebulição da água, a água evapora e o sal fica; então condensamos a água novamente tornando-a destilada

5°Decantação: Para acelerar o processo de decantação utilizamos produtos que induzem a floculação ou flotação (formação de flocos) e então deixamos a solução sem nenhuma agitação até que esses flocos se depositem no fundo, Exemplo: Tratamento de água

6° Centrifugação: é um método de separação em que usamos o movimento de rotação para separar os elementos de densidades diferentes, exemplo: o sangue

Propriedades da matéria:

Propriedades gerais: Todas as matérias possuem brilho, cor, cheiro, condutividade elétrica/magnética

Mas existem propriedades específicas de cada matérias, ou seja, cada matéria tem uma
Como: Ponto de fusão (PF)
             Ponto de ebulição (PE)
            Densidade (D)

Exemplo: Água
PF = 0°/ PE = 100°/ D = 1,00 g/cm³






quinta-feira, 2 de junho de 2011

Resumo de Matemática

Resumo de Matemática

Matéria: Radicais
               Equações de 2° grau resolvidas por Bháskara
               Equações de 2° grau resolvidas por Incompletas

1° - Bháskara

Usamos bháskara quando a equação que queremos resolver tiver a seguinte função base:

ax²+bx+c

Ex:
Equação
 A
 B
 C
X² - 2x – 3
 1
 - 2
 - 3
Separando a, b e c substituímos os mesmos na fórmula de bháskara que é
Δ = b² - 4ac
-b ± Δ
2.a
Tomando como exemplo a equação acima se resolve por:
Δ = 4 – 4 x 1 x -3
Δ = 4 – 4 x – 3
Δ = 4 + 12
Δ = 16
- ( - 2) ± √16 = 2± 4 = ± 4
2 x 1                   2
X¹ = + 4
X² = - 4
S = {4,-4}

Incompletas
Usamos as incompletas quando não há a equação padrão completa (ax²+bx+c)


Equação
 A
 B
 C
4x² - 100 = 0
 4
 0
 -100
3x² - x = 0
 3
 1
 0
Cada uma se resolve de um jeito, então vamos por partes
1ª equação
Possui A e C, mas não B
Resolvemos como uma equação normal, x pra um lado, numero pro outro, só que quando formos “passar” o ² para o outro lado, ele se transforma em √ (raiz quadrada), se o número estiver elevado a ³ passará como raiz cúbica (³)
Resolvendo a equação:
4x² - 100 = 0
4x² = 100
X² = 100/4
X² = 25
X = √25
X = 5
Então acrescentamos ao resultado o ± que significa mais ou menos
X = ± 5
S = {5, -5}
Quando for este tipo de equação os resultados serão sempre iguais, mas com sinais diferentes

2° tipo
Nesse tipo há A e B, mas não há C, então colocamos em evidencia o X e resolvemos a conta, observe:
3x² - 1x = 0
X (3x – 1) = 0
X¹ = 0
X² = 3x – 1
3x – 1 = 0
3x = 1
X² = 1/3
S = {0, 1/3}        

Nesses tipos de equação, x¹ sempre será igual a zero e x² pode ser qualquer número

Radicais
São as raízes propriamente ditas
Quando vemos radicais em uma conta temos duas opções, ou resolvê-los, pois possuem raízes reais ou extrair a raiz parcial
Exemplo:
√4, √9, √16, √25, √36, √49 e etc
Essas raízes são reais, pois possuem resultados redondos
√4 =  2
√9 = 3
√16 = 4
√25 = 5
√36 = 6
√49 = 7




Já radicais como: √8, √12 que não possuem raízes reais
Teremos que fatorá-los para descobrirmos suas raízes parciais
8
2
4
2
2
2
1


8 dividido por 2 = 4
4 dividido por 2 = 2
2 dividido por 2 = 1
2 x 2 x 2 = 2³ ou 2² x 2
Como é uma raiz quadrada, precisamos de números elevados ao quadrado para retirarmos dela, então agrupamos como 2² x 2 para extrairmos parcialmente
√8 = √ 2² x 2
√8 = 2 √ 2
Quando colocamos o 2² para o lado de fora da raiz ele perde o ²
12
2
6
2
3
3
1


2² x 3
√12




Nesse caso somente o 2² sai e o 3 fica
√12 = √ 2² x 3
√12 = 2 √3