segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Deveres p/ dia 14/09/10 e resumo da prova de história

Deveres: tem dever de matemática pra quem não fez na aula: pg 11-> exercícios a,c,e,f,g
pg 13->exercicio 5
pg 14-> 10 e 11

Só avisando, amanha eu posto de novo, será necessário para a aula de artes, quarta-feira, Uma tela 30x40, tinta acrílica e pincéis

• Resumo de História




• Conteúdo: Capitulo nove



• Expansão para o Oeste



• Fatos marcantes



• O choque entre os estadunidenses com os povos nativos



• A disputa por territórios com outras nações colonizadoras



• A descoberta do ouro na Costa oeste



• O desenvolvimento econômico que acompanhou a ocupação territorial



• O destino manifesto é a teoria de que os estadunidenses tinham “o destino manifesto de se espalharem sobre o continente designado pela providência até que seu destino nacional esteja realizado, e todo continente, sem fronteiras, seja seu”



• Na década de 1820, a população estadunidense aumentou muito e se espalhou pelas terras do México, compradas por Thomas Jefferson por 0,01 centavos o Km²



• A corrida para o oeste se sucedeu pelo ouro lá encontrado, ou seja, quem chegasse 1° ganharia muito dinheiro



• Guerra de Secessão



• As diferenças existentes entre o norte e o sul dos estados unidos são bem claras



• Sul: Foi colônia de exploração, mão de obra escravocrata, economia voltada para o cultivo de algodão, grandes propriedades de uma pessoa só (latifúndio)



• Norte: Foi colônia de povoamento, pequenas propriedades distribuídas igualmente (minifúndio), mão de obra livre, e a economia voltada para produtos maquino manufaturados (indústria)



• As manufaturas do norte não tinham concorrência com as do sul, o sul vendia o algodão e comprava as roupas prontas, vendia as frutas e comprava os doces



• Já na política o sul tinha mais participação, havia mais sulistas do que nortistas no congresso, o que fazia com que os interesses nortistas fossem vetados pelos sulistas



• O norte queria mais mercado consumidor para vender seus produtos, querendo abolir a escravidão, porque assim os negros também consumiriam seus produtos, já o sul tinha uma economia boa e associações com países da Europa e para que sua economia continuasse a vigorar era imprescindível o uso da mão de obra escravocrata



• A gota d’água da rivalidade entre norte e sul foi a declaração da republica, por Abraham Lincoln, a qual garantia igualdade entre os homens, ou seja, a abolição da escravatura

• Sua posição gerou um incomodo imenso aos sulistas que dependiam da mão de obra escravocrata para continuar com sua economia, diante disso o sul decidiu que tinha o direito de se separar da união, a partir dessa idéia houve o maior conflito civil da história dos EUA



• Logo após o natal alguns estados independentes resolveram aderir a teoria do sul, eram eles Carolina do Sul, Geórgia, Alabama, Mississipi, Louisiana e Texas, Nasciam assim, os Estados Confederados da América



• Em relação aos aspectos bélicos (armas), o norte estava em vantagem, pois produzia suas próprias armas, já o sul tinha de importá-las, bloqueando os portos do sul, eles não teriam como guerrear. Já o sul tinha homens bons em criar estratégias militares

• A guerra se iniciou em abril de 1861 e terminou em maio de 1865, mais de meio milhão de pessoas morreram, mas a guerra não teve só aspectos ruins, teve aspectos bons também, como à abolição da escravatura

• Após a guerra o desenvolvimento socioeconômico do sul foi extraordinário

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