segunda-feira, 4 de abril de 2011

Resumo de português 2a prova do 1° trimestre

Resumo da 2ª prova do 1° trimestre de português

Matéria da prova

-Analise sintática: Sujeito, Predicado, Transitividade verbal

A média de português desse trimestre será composta por 10 pontos da 1ª prova
                                                                                         +10 pontos da 2ª prova
                                                                                           10 pontos de trabalhos
E a soma desses pontos será dividida por Três



Analise sintática

Sujeito: é a pessoa que faz a ação proposta pelo verbo

Ex: Eu viajei semana passada

Quem viajou semana passada?

R: Eu, eu é o sujeito da frase

O sujeito pode ser classificado em sujeito simples (só um núcleo), sujeito composto (2 ou mais núcleos), sujeito oculto (fica implícito no verbo) ou sujeito indefinido (não se sabe ao certo)

Núcleo é a palavra principal do sujeito

Ex: Minha prima tem sete anos

Sujeito: Minha prima
Núcleo do sujeito: Prima
Classificação do sujeito: Sujeito Simples

Minha mãe, minha prima e minha irmã foram ao parque

Sujeito: Minha mãe, minha prima e minha irmã
Núcleo do sujeito: Mãe, Prima, Irmã
Classificação do sujeito: Sujeito Composto

Mudei semana passada

Sujeito: o sujeito está oculto, de acordo com a conjugação do verbo vemos que EU mudei semana passada, logo, sujeito oculto: Eu
Núcleo do sujeito: como está oculto não há núcleo
Classificação do sujeito: Sujeito Oculto

Foram ao passeio

Sujeito: quando o sujeito estiver oculto, mas for a 3ª pessoa do plural ou do singular, dizemos que o sujeito é indefinido, pois não se sabe ao certo quem é.
Núcleo: como é oculto não tem núcleo
Classificação: Sujeito Indefinido

*Não necessariamente o sujeito é a primeira palavra da frase, o sujeito pode estar no meio ou no final

Predicado: Predicado são o verbo mais o resto da frase sem ser o sujeito

Ex: Eu viajei semana passada

Classificação do predicado

Classificamos o predicado em verbal, nominal ou verbo-nominal

Verbal: é quando o verbo da frase é um verbo de ação

Os predicados verbais têm como característica os seguintes verbos:

Transitivo direto: Tem um complemento depois do verbo, mas não há preposição que os separa
Transitivo Indireto: Tem um complemento depois do verbo e há preposição
Intransitivo: Sem complemento

O termo a qual o verbo se refere é denominado objeto, se o verbo for transitivo direto será objeto direto e se o verbo for transitivo indireto será objeto indireto

Ex: Maria ganhou um carro

Sujeito: Maria (sujeito simples)
Verbo: Ganhou (verbo de ação, verbo transitivo direto)
Predicado: Ganhou um carro (predicado verbal)
Objeto: Carro (Objeto direto)

Eu preciso de ajuda

Sujeito: Eu (sujeito simples)
Verbo: preciso (Verbo de ação, Verbo transitivo indireto, preposição DE)
Predicado: preciso de ajuda
Objeto: ajuda (objeto Indireto)

Ele morreu no Rio de Janeiro

Note que a frase até o verbo tem sentido por si só, não necessita de complemento, no caso de “no Rio de Janeiro”, esse complemento nada mais é que um adjunto adverbial de lugar. Quando a frase pode terminar no verbo mantendo um sentido completo é um verbo intransitivo.

Sujeito: Ele (sujeito simples)
Verbo: Morreu (verbo intransitivo)


Nominal: é quando o verbo da frase é um verbo de ligação (estado ou fenômeno da natureza)
Verbo de ligação: verbo que liga o sujeito ao predicativo do sujeito

Quando a frase tiver predicado nominal, não temos um objeto, temos um predicativo do sujeito, ou seja, algum termo que caracterize o sujeito.

Ex: Eu e ele somos chatos

Sujeito: Eu e ele (Sujeito composto)
Verbo: Somos (verbo de ligação)
Predicado: Somos chatos
Predicativo do sujeito: Chatos

Predicado Verbo – nominal

É quando, numa frase há transitividade verbal acompanhada de um predicativo do sujeito ou do objeto

Os gatos miavam aflitos

Sujeito: Os gatos (sujeito simples)
Verbo: Miavam (Verbo de ação, Verbo intransitivo)
Predicativo do sujeito: Aflitos

Os alunos Compraram os livros amarelados

Sujeito: Os alunos (sujeito simples)
Verbo: Compraram (verbo de ação, verbo transitivo direto)
Objeto: Os livros (objeto direto)
Predicativo: Amarelados (predicativo do objeto)

Predicativo do objeto é o termo que dá uma característica ao objeto


Nenhum comentário:

Postar um comentário