domingo, 12 de junho de 2011

Resumo de Geografia

Resumo de Geografia

1° capitulo

A globalização e as desigualdades econômicas

Os países ricos deixam os países mais pobres dominados por políticas neoliberais (abertura de mercado ao capital, tecnologia, e principalmente empresas estrangeiras, privatizações, comercio com redução de impostos e etc.) A política neoliberal acaba atrapalhando alguns países que por não conseguirem competir num mercado globalizado, vêem suas empresas falindo e provocando desemprego.
            Dentro dessa estrutura, a DIT (Divisão Internacional do Trabalho) que caracteriza o que cada país produz fica marcada pela produção de alta tecnologia feita por países ricos, enquanto produtos de pouco valor agregado são produzidos por países subdesenvolvidos.
            Apesar de a globalização propor liberdade, abertura comercial entre os países, o que vemos é a formação de blocos econômicos, que unem países com interesses comuns, excluindo quem não participa do bloco, o bloco União Européia (UE) é o mais importante atualmente.

Atualmente há vários blocos econômicos

Ver mapa da pg 213 (me desculpem, não consegui achar um mapa tão bom na internet)
A forma de integração de cada país é diferente

Zona de livre comércio: os países associados reduzem as suas tarifas (impostos)

União aduaneira ou alfandegária: criam regras iguais para os participantes

Mercado comum: Livre circulação de pessoas, mercadorias etc. entre os membros do bloco

União econômica e monetária: circulação de moeda única para o bloco

A UE é um dos mais antigos blocos (15 anos) econômicos. Seu objetivo é influenciar a economia mundial. O bloco possui forte união (moeda única) e os integrantes tomam decisões em conjunto sobre: juros, inflação, problemas ambientais, entrada de imigrantes e etc.

A UE no cenário mundial

A UE possui PIB maior que o dos EUA; e atualmente exerce influencia em organismos internacionais.
Internamente reduziu os conflitos entre seus países; e acaba recebendo países ex-socialistas que se adaptam as regras do bloco (redução da inflação, do desemprego etc.)
Apesar do seu desenvolvimento, a UE enfrenta desafios como: reduzir/impedir a xenofobia; reduzir as taxas de desemprego que está aumentando; diminuir a desigualdade entre alguns países do grupo como a Alemanha e Grécia por exemplo.

Capitulo 2 – Os países em economia de transição

As economias em transição

São países que deixaram o socialismo na década de 90 e estão adotando o capitalismo (economia de mercado). A maioria deles estavam localizados na Europa (Leste/Oriental)

è    Socialismo

Surgiu em 1917 na Rússia (Revolução Russa) após a 2ª Guerra Mundial, vários países adotavam esse sistema
            Suas características principais são: Propriedade estatal dos meios de produção, ou seja, tudo pertence ao Estado/Governo, as terras, as indústrias e etc.; a economia planificada onde o governo decide o que? Como? E quanto? Produzir; e ausência de classes sociais, pois como o governo é “dono” de tudo não há Patrão/ “empregador” e empregados.
            Muitos países do Leste europeu que haviam adotado o socialismo deixaram esse sistema na década de 90.
            As idéias propostas pelo socialismo não foram aplicadas. O socialismo real que aconteceu e foi bem diferente do socialismo ideal que foi proposto
            Muitas pessoas, principalmente do governo tinham privilégios enquanto a população sofria com a falta de alimentos, produtos e etc.

Socialismo Real

80/90 – Fim do socialismo

Desigualdade = P. comunista, tinham privilégios, falta de liberdade, falta de produtos de tecnologia moderna, de consumo (Roupas, eletrodomésticos e comida), gastos com armamentos, controle de empresas por pequenos grupos e etc.

-Fim da URSS e praticamente todos os outros países deixam o socialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário