domingo, 10 de outubro de 2010

Deveres para 13/10


Resumo de ciências

Pg. 26 á 40

Visão

A visão é o sentido que nos permite perceber a luz, as cores, a forma e tamanho dos objetos, bem como seus movimentos.

Glândulas lacrimais: São 2, uma para casa olho, Situadas do lado externo das pálpebras superiores, produzem um líquido incolor, de sabor salgado, denominado lágrima, que é lançada sobre o globo ocular através de diversos canalículos. A lágrima é formada por água, cloreto de sódio e etc. É importante para:

1)      Mantém sempre úmido o olho e as pálpebras, facilitando o deslizamento das pálpebras sobre o olho
2)      Limpa o olho removendo as partículas de poeira, micróbios, provenientes do ar. É poderoso bactericida

Há olhos perfeitos, com a forma perfeita de um globo, e também há olhos com pequenas deformações:

Miopia: Olho achatado na horizontal, a imagem se forma antes da retina, o que faz com que a pessoa não enxergue bem de longe

Hipermetropia: Olho achatado na vertical, a imagem se forma depois da retina, o que faz com que a pessoa não enxergue bem de perto

Astigmatismo: Olho com um “afundamento” na parte da frente o que dificulta a visão tanto pra perto quanto pra longe

Presbiopia: “vista cansada”

Daltonismo: Característica genética que não permite a percepção correta das cores
(nenhuns ou poucos cones)

Células da visão:

Na retina encontram-se dois tipos de células fotossensíveis: os cones e os bastonetes. Quando excitados pela energia luminosa, estimulam as células nervosas adjacentes, gerando um impulso nervoso que se propaga pelo nervo óptico.

A imagem fornecida pelos cones é mais nítida e mais rica em detalhes

Os bastonetes não têm poder de resolução visual tão bom, mas são mais sensíveis à luz que os cones. Em situações de pouca luminosidade, a visão passa a depender exclusivamente dos bastonetes.
Mecanismo da Visão: Os raios luminosos provenientes dos objetos entram no globo ocular atravessando a CÓRNEA, PUPILA, HUMOR AQUOSO, CRISTALINO E HUMOR VÍTREO. O cristalino faz os raios luminosos convergirem para a retina, onde se forma uma imagem invertida. Transmitida ao cérebro, pelo nervo óptico, onde essa imagem é endireitada.

Audição

É o sentido pelo qual percebemos os sons. O ouvido é o principal responsável pela audição, colaborando, juntamente com o cerebelo, para a manutenção do nosso equilíbrio, compõe-se de três partes:

Ouvido externo;
Ouvido médio;
Ouvido interno.

1)      Ouvido externo: Pavilhão auditivo e conduto auditivo
2)      Ouvido médio: Tímpano, Ossículos: Martelo, bigorna e estribo, e Tuba auditiva
3)      Ouvido interno: Canais semicirculares, Cóclea, Nervo acústico ou auditivo

Mecanismos da audição: as vibrações sonoras conduzidas pelo conduto auditivo atingem a membrana do tímpano, fazendo-a vibrar. Essas vibrações são transmitidas ao ouvido interno pelos ossículos. No ouvido interno a perilinfa (liquido que se encontra no ouvido) transmite as vibrações à endolinfa (liquido contido dentro do labirinto membranoso) que origina uma impressão, levada ao cérebro pelo nervo auditivo onde se dá a percepção do som.

Existe uma freqüência máxima e uma freqüência mínima em que o ser humano escuta, e existe também certa intensidade do som em que o ser humano consegue escutar (decibel)

Existe um gráfico que demonstra a freqüência e a quantidade em decibel em que o ser humano consegue escutar

Link do Gráfico:

O que estiver dentro da zona verde água é onde o ser humano escuta

Olfato

É o sentido pelo qual percebemos o cheiro ou odor das substâncias. As formações responsáveis pela olfação situam-se nas fossas nasais, que se comunica com o exterior pelas narinas, e com a faringe por dois orifícios chamados coanas

Mecanismos da olfação: as partículas das substâncias dotadas de cheiro atingem o epitélio olfativo e impressionam as terminações nervosas aí existentes. Essas impressões são levadas pelo nervo olfativo ao cérebro, onde se formam as sensações odoríferas

Gustação

É o sentido que permite a percepção do sabor ou gosto das substâncias. As formações receptoras do paladar são os COSPÚSCULOS GUSTATIVOS que se encontram principalmente nas PAPILAS LINGUAIS

As papilas gustativas ou corpúsculos gustativos de sabores amargos se encontram no fundo da língua

Os corpúsculos gustativos de sabores ácidos se encontram nas beiradas superiores da língua

Os corpúsculos gustativos de sabores salgados se encontram nas beiradas inferiores da língua

Os corpúsculos gustativos de sabores doces se encontram na ponta da língua

Link da Imagem:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2TwFu_HnIU-o8OgTYVeZNks9ewEQgjmm_iRTD5jEXHKJwoNheS5FEbB4mUMSj6NKmnkmmHOqflXSrEVSk0ThLbybeEgoIzv6TC1N8TR-f2aQ7kQ3MlS7vvOk4hx3XajGof4M9-_Q6OHik/s400/L%C3%ADngua.jpg

     Mecanismos da gustação: as substâncias colocadas na boca, em contato com a língua, impressionam os corpúsculos gustativos. Essa impressão é levada pelos nervos ao cérebro, que as transformam em sensações.

Tato

Percebe-se através desse sentido:

a)      As superfícies dos objetos: lisa ou áspera, molhada ou seca, coberta de pó ou óleo, etc.;
b)      A forma e tamanho dos objetos;
c)      As sensações térmicas: frio ou calor;
d)      Sensações dolorosas: dor

A pele é o órgão responsável pela recepção das impressões táteis. A pele é uma membrana elástica que recobre toda a superfície externa do corpo. Sua cor é variável: Branca, Amarela, Preta, Vermelha e uma série grande de matizes intermediários. A pele é aparentemente lisa, mas em verdade apresenta rugosidades, ou melhor, saliências e depressões, bem como orifícios de abertura das glândulas sudoríparas, sebáceas e de saída de pêlos.

Abaixo da epiderme encontramos os corpúsculos táteis:

-Corpúsculos de frio
-Corpúsculos de calor
-Corpúsculos de pressão fraca
-Corpúsculos de pressão forte
- Terminação nervosa livre (dor)


Mecanismos do Tato: Os corpúsculos táteis recebem as impressões que, levadas pelos nervos ao cérebro, são percebidas, isto é, transformadas em sensações.

Trazer uma carta para português

Pode ser poética ou não, mas tem que ter características de carta

Nenhum comentário:

Postar um comentário