segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Resumo de Português (prova de 05/09)


  • Resumo de português
  • O que devo estudar? (vou explicar o que tem que estudar depois o conteúdo)
  • 1) Saber identificar e classificar as figuras de sintaxe (pg. 30)
  • 2) Termos subentendidos e omissos. Significa que há Elipse
  • 3) Refazer os exercícios da apostila, principalmente aqueles em que há asterisco (vou postá-los aqui)
  • 4) Carta: quais são as características (elementos) que a compõe
  • 5) Regência nominal: usar corretamente as preposições
  • Figuras de Sintaxe
  • Repetição: quando há um termo (exceto conjunções) que se repete na frase
  • Ex: Eu me PERGUNTAVA, PERGUNTAVA a Helena, PERGUNTAVA as paredes [...]
  • *Elipse: Quando há palavras ocultas na frase
  • Ex: Abraço para vocês (MANDO abraço para vocês)
    • O avião foi descer, vinha outro descendo, então não desceu (O avião foi descer, vinha outro descendo, então O AVIÃO não desceu
  • Pleonasmo: é a repetição de um sentido que já foi dito, mas com palavras diferentes
  • Ex: “Entrar para dentro”, “Descer pra baixo”, “ Sair pra fora”, “ Subir pra cima”
  • Assíndeto: é a omissão da conjunção entre termos ou orações
  • Ex: “Tanta trapalhada, o tempo passando, as coisas se complicando, a carta para Clarice mudando de tom” (está faltando alguma conjunção no lugar das vírgulas)
  •  
  • Polissíndeto: é o uso repetido de conjunções
  • Ex: Tanta trapalhada E o tempo passando E as coisas se complicando E a carta para Clarice mudando de tom
  • (polissíndeto da conjunção E)
  • *Elipse
  • 3) Exercícios da apostila com asterisco (irão cair parecidos na prova
  • Pg. 28 Ex 1 – Compare os seguintes trechos:
  • “Eu me perguntava, perguntava a Helena, perguntava as paredes”
  • “Eu perguntava a mim, a Helena e as paredes”
  • Qual dos dois trechos transmite de modo mais enfático a idéia de acontecimento constante, várias vezes repetidas?
  • Resposta: O 1° Trecho
  • b) Que efeito ele produz na justificativa do autor a respeito da demora em escrever a carta?
  • Resposta: A demora para escrever a carta tornou-se mais explicita através da repetição, que confere maior lentidão durante o decorrer da frase
  • Pg. 42 Ex 3 (de acordo com o texto das pgs 41 e 42)
  • Que elementos fundamentais da carta não foram citados nesse texto?
  • Resposta: A data e o lugar
  • b) Porque esses elementos não foram citados?
  • Resposta: Porque é uma música, não necessita de dados como estes, seu conteúdo já basta, e com estas informações a música não ficaria melodiosa
  • Ex 4) Qual o vocativo usado nesse texto?
  • Resposta: “Meu amor”
  • Pg. 46 exercício 10) Analise os termos em destaque e identifique as figuras de sintaxe utilizadas:

  • “Como beber dessa bebida amarga,
    • “Tragar a dor, engolir a labuta.”

Resposta: Pleonasmo

  • “E nem borrascas, nem piratas, nem dragões vão me impedir de ser feliz”

    • Resposta: Polissíndeto

  • “Eu nasci 10 mil anos atrás

    • Resposta: Pleonasmo

  • É pau, é pedra, é o fim do caminho

    • Resposta: Repetição

    • 4) Carta Pessoal

    • Quais são as características de uma carta?

    • Vocativo: ocorre quando dirigimos a fala para chamarmos alguém (chamamento)

    • Fulano, feche a porta por favor.

    • Obs.: Sempre intercalado por vírgulas

    • Quais são as características de uma carta?

    • Carta: Vocativo (destinatário), remetente, data, lugar, conteúdo, despedida e assinatura

    • Envelope: Endereço, CEP e selo.

    • 5) Regência nominal

    • - O termo regente faz parte da classe gramatical (substantivo, adjetivo, ou advérbio) e pede um complemento com a presença de preposição
    • - O termo regido completa o termo regente

    • Ex: Hoje as crianças têm acesso a tudo

  • Preposição

  • Obs.: algumas preposições sofrem combinações ou contrações como as da pg. 10

    • FIM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário