- Resumo de português
- O que devo estudar? (vou explicar o que tem que estudar depois o conteúdo)
- 1) Saber identificar e classificar as figuras de sintaxe (pg. 30)
- 2) Termos subentendidos e omissos. Significa que há Elipse
- 3) Refazer os exercícios da apostila, principalmente aqueles em que há asterisco (vou postá-los aqui)
- 4) Carta: quais são as características (elementos) que a compõe
- 5) Regência nominal: usar corretamente as preposições
- Figuras de Sintaxe
- Repetição: quando há um termo (exceto conjunções) que se repete na frase
- Ex: Eu me PERGUNTAVA, PERGUNTAVA a Helena, PERGUNTAVA as paredes [...]
- *Elipse: Quando há palavras ocultas na frase
- Ex: Abraço para vocês (MANDO abraço para vocês)
- O avião foi descer, vinha outro descendo, então não desceu (O avião foi descer, vinha outro descendo, então O AVIÃO não desceu
- Pleonasmo: é a repetição de um sentido que já foi dito, mas com palavras diferentes
- Ex: “Entrar para dentro”, “Descer pra baixo”, “ Sair pra fora”, “ Subir pra cima”
- Assíndeto: é a omissão da conjunção entre termos ou orações
- Ex: “Tanta trapalhada, o tempo passando, as coisas se complicando, a carta para Clarice mudando de tom” (está faltando alguma conjunção no lugar das vírgulas)
- Polissíndeto: é o uso repetido de conjunções
- Ex: Tanta trapalhada E o tempo passando E as coisas se complicando E a carta para Clarice mudando de tom
- (polissíndeto da conjunção E)
- *Elipse
- 3) Exercícios da apostila com asterisco (irão cair parecidos na prova
- Pg. 28 Ex 1 – Compare os seguintes trechos:
- “Eu me perguntava, perguntava a Helena, perguntava as paredes”
- “Eu perguntava a mim, a Helena e as paredes”
- Qual dos dois trechos transmite de modo mais enfático a idéia de acontecimento constante, várias vezes repetidas?
- Resposta: O 1° Trecho
- b) Que efeito ele produz na justificativa do autor a respeito da demora em escrever a carta?
- Resposta: A demora para escrever a carta tornou-se mais explicita através da repetição, que confere maior lentidão durante o decorrer da frase
- Pg. 42 Ex 3 (de acordo com o texto das pgs 41 e 42)
- Que elementos fundamentais da carta não foram citados nesse texto?
- Resposta: A data e o lugar
- b) Porque esses elementos não foram citados?
- Resposta: Porque é uma música, não necessita de dados como estes, seu conteúdo já basta, e com estas informações a música não ficaria melodiosa
- Ex 4) Qual o vocativo usado nesse texto?
- Resposta: “Meu amor”
- Pg. 46 exercício 10) Analise os termos em destaque e identifique as figuras de sintaxe utilizadas:
- “Como beber dessa bebida amarga,
- “Tragar a dor, engolir a labuta.”
Resposta: Pleonasmo
- “E nem borrascas, nem piratas, nem dragões vão me impedir de ser feliz”
- Resposta: Polissíndeto
- “Eu nasci há 10 mil anos atrás”
- Resposta: Pleonasmo
- É pau, é pedra, é o fim do caminho
- Resposta: Repetição
- 4) Carta Pessoal
- Quais são as características de uma carta?
- Vocativo: ocorre quando dirigimos a fala para chamarmos alguém (chamamento)
- Fulano, feche a porta por favor.
- Obs.: Sempre intercalado por vírgulas
- Quais são as características de uma carta?
- Carta: Vocativo (destinatário), remetente, data, lugar, conteúdo, despedida e assinatura
- Envelope: Endereço, CEP e selo.
- 5) Regência nominal
- - O termo regente faz parte da classe gramatical (substantivo, adjetivo, ou advérbio) e pede um complemento com a presença de preposição
- - O termo regido completa o termo regente
- Ex: Hoje as crianças têm acesso a tudo
- Preposição
- Obs.: algumas preposições sofrem combinações ou contrações como as da pg. 10
- FIM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário